Artigos sobre Automação de Testes

Instalação do WampServer e Configuração do TestLink

O WampServer é um pacotão completo, nele obtemos: Apache 2.2.22, MySQL 5.5.24, PHP 5.3.13 e o PHPMyAdmin 3.4.10.1. Vamos iniciar, entrando no site oficial do WampServer

Lembrando que ele é totalmente gratuito. Após acessar o link citado acima, você estará no site oficial do WampServer para fazer o download, após o acesso, note que a pagina é bastante extensa, utilizando a barra de rolagem a sua direita, verifique algumas opções para download, como mostra a figura abaixo:


Após a escolha de acordo com as configurações do seu S.O e baixar o WampServer, execute o instalador de acordo com a figura abaixo:


Após clicar em NEXT, aparecerá uma janela informando os termos de licença de uso do programa.


Marque a primeira opção “I ACCEPT THE AGREEMENT” e clique em NEXT para dar continuidade ao processo de instalação, em seguida aparecerá mais uma janela do assistente informando o local de instalação do WampServer. Por padrão fica em “C:\wamp”, caso seja de sua escolha pode haver uma mudança, mas no nosso caso deixaremos da forma padrão, como mostra a figura abaixo:


Mais uma vez clique em NEXT, a próxima janela do assistente é para a criação de ícones de acesso, cabe ao próprio usuário a escolha deste passo, segue abaixo a figura demonstrando:


Após a escolha sobre a criação dos ícones de acesso, clique em NEXT, uma nova janela do assistente aparecerá, READY TO INSTALL que significa “pronto para instalar”, clique em INSTALL para iniciar o processo.


Após clicar em INSTALL aguarde alguns segundo para concluir o processo, lembrando que em algumas máquinas podem demorar poucos minutos, veja o processo na figura abaixo:


Após o preenchimento da barra aparecerá uma janela para a escolha do browser padrão que irá executar aplicações PHP, como mostra a figura abaixo:


Após esta etapa, uma nova janela surgirá solicitando SMTP e EMAIL para fazer algumas configurações, neste caso, deixaremos como está, no formato padrão, da mesma forma exibida na figura abaixo:


Após este processo finalizamos a instalação do WampServer, clique em NEXT para concluir, ao final aparecerá uma ultima janela informando que o aplicativo foi instalado, como mostra a figura abaixo:


Após concluir a instalação aparecerá um ícone na barra de tarefas do Windows, caso ele fique verde, isso significa que o WampServer está funcionando normalmente, caso ele apareça laranja (figura abaixo) vamos fazer algumas configurações.


Como o ícone ficou laranja, vamos tentar deixá-lo online, clique com o BOTÃO esquerdo do mouse e clique em PUT ONLINE, como mostra a figura abaixo:


Após clicar em PUT ONLINE aparecerá uma mensagem de erro informando que o serviço não foi iniciado, figura abaixo:


Lembrando que este erro nem sempre é visualizado, geralmente isso ocorre por que outro programa está utilizando a porta de acesso, e é bem comum o processo de instalação acabar no processo mostrado até a figura acima.

Vamos resolver esse pequeno probleminha, clique com o BOTÃO esquerdo do mouse sobre o ícone do WampServer, vá até a pasta APACHE e clique em HTTPD.CONF, como mostra a figura abaixo:


Após abrir o arquivo, procure as linhas com a seguinte descrição:

  • Listen 80
  • ServerName localhost:80

Modifique as mesmas adicionando “80”, consequentemente ficará assim:

  • Listen 8080
  • ServerName localhost:8080

Em seguida salve o arquivo e feche-o, após estas configurações reinicie todos os serviços, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do WampServer e clique em RESTART ALL SERVICES, pronto, seu WampServer está funcionando corretamente, veja abaixo a figura demonstrando:


Após o passo acima, tudo estará resolvido, tente acessar a página local do WampServer adicionando 8080 no seu navegador utilizando o caminho:http://localhost:8080/

Após o passo acima verifique se o seu navegador está acessado a página inicial, como mostra a figura abaixo:


Para acessar o PHPMYADMIN também deverá adicionar 8080 no seu navegador utilizando o caminho: http://localhost:8080/phpmyadmin/

Após o passo acima verifique se o seu navegador está acessado a página do PHPMYADMIN, como mostra a figura abaixo:



Configuração do TestLink

TestLink é um software web desenvolvido para teste de software que visa facilitar testes e assegurar a qualidade de software. Foi desenvolvido e mantido por varias equipes ao longo de sua existências. A plataforma oferece suporte para caso de teste, plano de teste, teste de unidade entre outros, também conta com suporte para relatórios e estatísticas. Possui como grande atrativo, ser acessado pela web, o que facilita a execução de testes por diversas equipes que estão separadas fisicamente. TestLink possui suporte nativo para os bancos de dados MySQL e PostgreSQL. Contudo, seu funcionamento depende de arquitetura baseado na web.

Para realizar o download abra a página do testlink Testlink e baixe a última release disponível, após realizar esta tarefa descompacte o arquivo na pasta "C:\wamp\www"

Com a página do PHPMYADMIN aberta, vamos criar o banco de dados para o TestLink, clique na guia Banco de Dados e no campo Create database digite "testlink" em seguida clique no botão "Criar", se tudo der certo a aplicação enviará uma mensagem dizendo que "A base de dados testlink foi criada" como mostra a figura abaixo:


Após realizar a criação do banco de dados, abra o localhost apontando sempre para a porta :8080


Será aberto a pagina inicial do wampserver, localize o link "Your Projects" e logo abaixo localize e clique em "testLink-1.9.5"


após clicar será aberto a tela de instalação do TestLink, clique em "New Instalation" como mostra a figura abaixo:


Leia os termos de licença, se concordar clique em "I agree to the terms set out in this license. " e clique em Continue, caso não concorde você não poderá realizar a instalação.


Na imagem abaixo houve divergencias (valores em laranja) dentro da caixa "Web and PHP configuration" nos campos "Maximum Session Idle Time before Timeout" e "Checking max. execution time (Parameter max_execution_time)", para arrumarmos estes valores, devemos alterar o arquivo php.ini com os valores

  • max_execution_time de 30 para 120
  • session.gc_maxlifetime de 1440 para 5000

para isso clique no wampserver aponte para a pasta PHP e clique em php.ini, como mostra a figura abaixo:


Caso o arquivo abrir no bloco de notas, para facilitar a busca, abra a caixa "localizar" digite 30 e clique no botão "Localizar Próxima", até que você consiga localizar a linha "max_execution_time = 30" como mostra a figura abaixo, localizado o campo altere o valor de 30 para 120 faça o mesmo com a linha "session.gc_maxlifetime" alerando seu valor de 1440 para 5000, realizadas a alterações salve e feche o arquivo.


Feche o wampserver e inicie novamente, abra novamente o localhost apontando para a porta :8080 e inicie a instalação do testlink novamente

ERRO NO CHECKING DAS PASTAS LOG E UPLOAD

Caso houver algum erro na instalação com os caminhos "/var/testlink/logs" e "/var/testlink/upload_area", como mostra a figura abaixo, se não houve erros, prossiga a instalação lendo o título "CONTINUANDO A INSTALAÇÃO DO TESTLINK"


Você deverá seguir os seguintes passos, abra o arquivo "C:\wamp\www\testlink-1.9.5\config.inc.php", localize o campo "$tlCfg->log_path" e altere o seu valor para "C:\wamp\www\testlink-1.9.5\logs" e altere também o valor do campo "$g_repositoryPath" para C:\wamp\www\testlink-1.9.5\upload_area, feche novamente o wamp server e repita a instalação do testlink novamente.

CONTINUANDO A INSTALAÇÃO DO TESTLINK

Observe a figura abaixo, que a instalação não encontra problemas para prosseguir, no rodapé da tela, já pode ser visto o botão "Continue", clique neste botão para prosseguirmos a instalação.


na página seguinte que será aberta, a instalação necessita do nome do banco de dados que nós digitamos na guia banco de dados do WampServer, para isso digite "testlink" e em seguida digite root no campo "Database admin login" para acesso ao banco o login é admin admin


Localize o campo "TestLink DB login" e digite uma senha de sua preferencia, neste exemplo usamos o user: testlink e senha: testlink, em seguida clique no botão "Process TestLink Setup"

Na imagem abaixo, visualizamos que a instalação conseguiu realizar a conexão com o banco de dados, e realizou perfeitamente a instalação. No final da página você poderá abrir o testlink clicando no link Testlink localizado no texto: "You can now log in to Testlink."


A imagem abaixo, mostrará a página principal do TestLink, para realizar o login digite no campo Login Name o valor admin e no campo Password o valor admin

Compartilhe este post